quarta-feira, 15 de abril de 2009

Web Marketing em tempos de crise



O momento perfeito!
Em tempos de crise, as organizações passam a olhar para dentro. Eficiência e redução de custos fixos são os requisitos mais valorizados em qualquer plano de ação. Com certeza, muitos profissionais de marketing estão vendo o budget do departamento sendo cortado e/ou realocado; em contrapartida, a web vem apresentando o melhor resultado entre os canais de venda, apoiando-se no fato de que o tráfego de busca independe de condições econômicas (a web não para!). Alerta: investir em web marketing pode ser a oportunidade que todos buscavam para apostar no novo.


Em meio à crise, investir em web marketing significa apoderar-se de blogs, podcasts, vídeos, fotos, e-books, PR e, principalmente SEO (entre outras vantagens, com SEO é possível gerar resultados rápidos, seja para fim institucional, fidelização ou vendas - tudo isso de forma 100% mensurável.)
Em pesquisa realizada pela Forma Editora, mais da metade dos entrevistados vê a atual crise econômica como oportunidade. A mídia eletrônica chama a atenção para a pesquisa. Aproximadamente 38% das empresas entrevistadas irão investir em mídia digital.
Dados do mercado PPC norte-americano mostram que o gasto com online advertising não declinam antes, durante ou depois de um período de recessão; o que pode ocorrer é uma desaceleração do crescimento.
Já no Brasil, segundo os números do Projeto Inter-Meios, o setor de publicidade na web promete manter a taxa de crescimento superior aos 20% registrados nos últimos anos.
E por quê? Por que a situação segue otimista para a publicidade na Internet?
Uma das principais explicações é a flexibilidade de uma campanha online em comparação a outros tipos de campanha. Ao contrário de outras mídias, é perfeitamente possível fazer alterações rápidas nestas ações.
Inúmeras pesquisas indicam o crescimento das vendas online. Mais de 13 milhões de brasileiros compraram pela Internet em 2008, 35% a mais que em 2007. Isto reflete a ampliação do poder de compra, principalmente devido ao aumento da participação da classe C no comércio eletrônico.


Resultados apontam que cerca de 11% das vendas online são originadas através de campanhas de e-mail marketing e que, dentre as melhores técnicas de marketing digital, este tipo de ação apresenta um dos ROIs mais otimistas.
Atente para alguns pontos em suas iniciativas de marketing online:
* Otimize suas campanhas pay per click, especialmente se você possui uma área de e-commerce em seu website;
* Aproveite para focar nos produtos líderes de conversão; não é um bom momento para testes, principalmente se o budget está sendo revisto;
* Faça uma revisão de suas landing pages, funis de conversão e relevância das palavras chave;
* Preste atenção nas ferramentas de Web Analytics: elas revelam as oportunidades que seu site pode oferecer.


Acredito que é justamente em períodos difíceis que o setor cresce mais rápido. Em momentos de dificuldade deve-se investir naquilo que traga o melhor retorno possível - e é possível obter muito mais retorno com o mundo digital do que com qualquer outro meio. Que tal prestar mais atenção neste tipo de estratégia?


Até a próxima!

Abraços

Daniel dos Reis

2 comentários:

  1. Olá comunidade Mídia Viral!

    Novos cenários, novas visões
    A crise trouxe um novo cenário para as organizações. De forma repentina foi explicitada a falta de créditos mundiais, muitos investimentos foram "congelados" ou foram direcionados para outros setores, as metas de crescimento de vários países mudaram, exigindo re-planejamento de suas economias e a conviver com novas formas de relacionamento, mercados e estratégias. Isto está afetando inúmeras empresas, que precisam de rapidez para se posicionar nesta nova ordem.

    Mas, por outro lado, esta crise traz consigo uma experiência rica e que vai fazer com que a sociedade aprenda muito. Acredito que as empresas que já trabalham com a Gestão do Conhecimento, como por exemplo, as que utilizam informações de mercado, indicadores econômicos, novas tecnologias, etc. em seus processos poderão obter um diferencial positivo neste momento, pois poderão contar com suporte para análise de mercados, simulação de cenários, gerando decisões rápidas. Poderão também prover mudanças em seus processos, re-planejar metas ou até criar novas estratégicas para enfrentar este cenário e sobreviver a tudo isso.

    Abraços!

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  2. “Não pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos.
    A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes
    estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”.
    Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência.
    O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. “Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”.

    Albert Einstein

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